Pular para o conteúdo principal

Como a Starbucks se tornou a número 1 fazendo o mínimo de propaganda


Impossível isso acontecer? A resposta é não! Starbucks mostrou ao longo dos anos que isso é totalmente viável se você tiver uma estratégia muito bem definida, mas para entendermos melhor, vamos passar por um histórico rápido da marca.

Histórico:

70
Starbucks surgiu em 1971, na cidade de Seattle, como iniciativa de três sócios apaixonados por café. Seu core business era a venda e torrefação de grãos de café de várias partes do mundo.
80
Vários acontecimentos ocorrem nessa década:
82 – Howard Schultz, atual CEO, surgiu na história da empresa como diretor, antes disso ele era um vice-diretor em uma empresa de utensílios domésticos.
85 – Após uma viagem que Howard havia feito para a Itália, ele tentou trazer o conceito da venda do café espresso no balcão, mas a ideia foi rejeitada. Frustrado ele a empresa e funda a Giornali.
87 – Venda da Starbucks (lojas, marca e sistema de torrefação) dos sócios para o Howard

90
Franca expansão nacional e internacional através de Join Ventures

2000
Mais de 6.000 lojas em 30 países, surgia também novos produtos feitos a base do café.

ATUALMENTE
Mais de 15 mil lojas espalhadas pelo mundo, só em 2007 foram abertas 2.571 lojas, uma média de 7 lojas por dia.

A ESTRATÉGIA: O Conceito Starbucks Experience

Fazer com que os seus produtos evoquem e envolvam as emoções dos consumidores e alimentem as aspirações a uma vida melhor.
Nos Estados Unidos, as lojas da Starbucks são conhecidas como “Terceiro Lugar”, isso pelo fato de os americanos considerarem as lojas como o terceiro lugar preferido de passar o tempo, ficando atrás apenas das suas casas e empresas.

Para a cultura empresarial da Starbucks, é muito sério de que os funcionários devem respeitar e estarem alinhados a missão da empresa:
  •  Oferecer um ótimo ambiente de trabalho e tratar uns aos outros com respeito e dignidade.
  • Apoiar a diversidade como componente essencial da maneira como fazemos negócios.
  • Aplicar os mais altos padrões de excelência na compra, torrefação, preparo e entrega do nosso café.
  • Gerar clientes entusiasmados e satisfeitos o tempo todo.
  • Contribuir positivamente para nossas comunidades e nosso meio ambiente.
  • Reconhecer que a rentabilidade é essencial para o nosso sucesso futuro.
Fica evidente para qualquer consumidor que entra em uma loja, o cuidado existente no estabelecimento, pois apesar de presença mundial, todas as lojas Starbucks são iguais à primeira loja em Seattle. Cada cafeteria está localizada em locais estratégicos de bastante movimentação, além disso, sua decoração é toda voltada para passar um romance, com poltronas macias e aconchegantes.
As lojas também trabalham muito bem aroma de café do ambiente, sendo proibido aos funcionários, o uso de perfumes com fragrâncias fortes que possam inibir e se misturar com o aroma de toda a loja. Além desses pontos importantes que fazem a loja um lugar tão convidativo, o zelo e cuidado com o cliente é enorme em trata-lo pelo nome, preparar o café como gosta e garantir a satisfação.
Eles promovem o que chamamos de marketing in-store e que ao mesmo tempo gera a experiência com todo ambiente, evidente que a consequência disso fica pelo famoso marketing boca a boca.


Quando foi criado em 1971, o nome da empresa foi inspirado pelo personagem Starbuck do livro Moby Dick e por isso tem a imagem da sereia no logo.

Em 2011 a Starbucks mexeu pela 4ª vez em seu logo, pela nova estratégia de explorar novos mercados, e não apenas mais o do café, por isso não vemos mais o Starbucks Coffee.

VIA  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renova - A Boutique do Papel Higiênico.

  A marca européia   Renova fabrica lenços, guardanapos, papel toalha e papel higiênico coloridos. Sim! Há 6 opções de cores: verde, azul, vermelho, laranja, preto e rosa. As ativações da marca são muito legais: venda dos papéis coloridos em vending machines, pointsWC boutiques, exposições/displays em locais como o Museu do Louvre em Paris, aeroporto em Lisboa, shopping na Dinamarca. Nada como um banheiro cool, né? Se em algum supermercado vocês enxergarem alguém levando todas as cores, já sabem: sou eu.               Fonte: Follow The Colours

Comitê Organizador revela Pictogramas das Olimpíadas Rio 2016.

O Comitê Organizador revelou na quinta, dia 07, os pictogramas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Totalizam 64, cada um identificando um esporte, sendo 41 da Olimpíada e 23 da Paralimpíada, e seguem a tipografia dos jogos que foram revelados ano passado. Os pictogramas foram desenvolvidos pela equipe interna de Design do Comitê Rio 2016. A utilização desses símbolos, chamados de pictos, datam de 1948 nas Olimpíadas de Londres e foram evoluindo até as de hoje. Você pode conferir todas no site  Rio 2016 .  VIA

Latinhas coloridas - Coca Cola

Depois de lançar as latinhas com nomes diversos, a Coca-Cola traz outra novidade: latas, nas cores do Brasil, o que deu todo um "charme". Publicado em seu próprio Instagram, essa idéia de latas promocionais sempre chama mais a atenção do povo, principalmente aqueles que amam fazer coleções. (não é só a Coca-Cola que é adepta dessas promoções. Quando completou 10 milhões de fãs no facebook, o Guaraná Antártica lançou uma latinha na versão azul). FONTE:  Brainstorm9