Pular para o conteúdo principal

Como a Starbucks se tornou a número 1 fazendo o mínimo de propaganda


Impossível isso acontecer? A resposta é não! Starbucks mostrou ao longo dos anos que isso é totalmente viável se você tiver uma estratégia muito bem definida, mas para entendermos melhor, vamos passar por um histórico rápido da marca.

Histórico:

70
Starbucks surgiu em 1971, na cidade de Seattle, como iniciativa de três sócios apaixonados por café. Seu core business era a venda e torrefação de grãos de café de várias partes do mundo.
80
Vários acontecimentos ocorrem nessa década:
82 – Howard Schultz, atual CEO, surgiu na história da empresa como diretor, antes disso ele era um vice-diretor em uma empresa de utensílios domésticos.
85 – Após uma viagem que Howard havia feito para a Itália, ele tentou trazer o conceito da venda do café espresso no balcão, mas a ideia foi rejeitada. Frustrado ele a empresa e funda a Giornali.
87 – Venda da Starbucks (lojas, marca e sistema de torrefação) dos sócios para o Howard

90
Franca expansão nacional e internacional através de Join Ventures

2000
Mais de 6.000 lojas em 30 países, surgia também novos produtos feitos a base do café.

ATUALMENTE
Mais de 15 mil lojas espalhadas pelo mundo, só em 2007 foram abertas 2.571 lojas, uma média de 7 lojas por dia.

A ESTRATÉGIA: O Conceito Starbucks Experience

Fazer com que os seus produtos evoquem e envolvam as emoções dos consumidores e alimentem as aspirações a uma vida melhor.
Nos Estados Unidos, as lojas da Starbucks são conhecidas como “Terceiro Lugar”, isso pelo fato de os americanos considerarem as lojas como o terceiro lugar preferido de passar o tempo, ficando atrás apenas das suas casas e empresas.

Para a cultura empresarial da Starbucks, é muito sério de que os funcionários devem respeitar e estarem alinhados a missão da empresa:
  •  Oferecer um ótimo ambiente de trabalho e tratar uns aos outros com respeito e dignidade.
  • Apoiar a diversidade como componente essencial da maneira como fazemos negócios.
  • Aplicar os mais altos padrões de excelência na compra, torrefação, preparo e entrega do nosso café.
  • Gerar clientes entusiasmados e satisfeitos o tempo todo.
  • Contribuir positivamente para nossas comunidades e nosso meio ambiente.
  • Reconhecer que a rentabilidade é essencial para o nosso sucesso futuro.
Fica evidente para qualquer consumidor que entra em uma loja, o cuidado existente no estabelecimento, pois apesar de presença mundial, todas as lojas Starbucks são iguais à primeira loja em Seattle. Cada cafeteria está localizada em locais estratégicos de bastante movimentação, além disso, sua decoração é toda voltada para passar um romance, com poltronas macias e aconchegantes.
As lojas também trabalham muito bem aroma de café do ambiente, sendo proibido aos funcionários, o uso de perfumes com fragrâncias fortes que possam inibir e se misturar com o aroma de toda a loja. Além desses pontos importantes que fazem a loja um lugar tão convidativo, o zelo e cuidado com o cliente é enorme em trata-lo pelo nome, preparar o café como gosta e garantir a satisfação.
Eles promovem o que chamamos de marketing in-store e que ao mesmo tempo gera a experiência com todo ambiente, evidente que a consequência disso fica pelo famoso marketing boca a boca.


Quando foi criado em 1971, o nome da empresa foi inspirado pelo personagem Starbuck do livro Moby Dick e por isso tem a imagem da sereia no logo.

Em 2011 a Starbucks mexeu pela 4ª vez em seu logo, pela nova estratégia de explorar novos mercados, e não apenas mais o do café, por isso não vemos mais o Starbucks Coffee.

VIA  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renova - A Boutique do Papel Higiênico.

  A marca européia   Renova fabrica lenços, guardanapos, papel toalha e papel higiênico coloridos. Sim! Há 6 opções de cores: verde, azul, vermelho, laranja, preto e rosa. As ativações da marca são muito legais: venda dos papéis coloridos em vending machines, pointsWC boutiques, exposições/displays em locais como o Museu do Louvre em Paris, aeroporto em Lisboa, shopping na Dinamarca. Nada como um banheiro cool, né? Se em algum supermercado vocês enxergarem alguém levando todas as cores, já sabem: sou eu.               Fonte: Follow The Colours

Uma animação para entender o conflito entre Israel e a Palestina

Um vídeo irônico, satírico e inteligente feito pela cartunista norte americana  Nina Paley  mostra, de forma desenhada, o conflito histórico pelo domínio da região conhecida como Terra Santa. A animação “ This Land is Mine ” (“A Terra é Minha”) ilustra a matança dos povos habitantes daquela região, com a trilha sonora de Andy Williams criada por Ernest Gold e Pat Boone. “ This Land is Mine é uma paródia de The Exodus Song. Esta música era uma espécie de trilha sonora do sionismo americano na década de 1960 e 70. Era para expressar o direito judaico para Israel. Ao colocar a música na boca de todos os partidos em guerra, eu estou criticando a canção original ”, explica Nina Paley Respeitando a cronologia dos fatos, o vídeo retrata todas as guerras em torno da Terra Santa – nome bíblico que compreende o território de Israel, Cisjordânia e parte da Jordânia, que teria sido prometida ao povo judeu no Antigo Testamento. Entenda os personagens: Homem primitivo :  este

Karl Lagerfeld e Faber-Castell se juntam e lançam estojo “Karlbox”

Karl Lagerfeld é o todo poderoso (e conhecido) Designer Chefe e Diretor Criativo da grife Chanel. E uma das ferramentas que mais usa são lápis de cor e canetas para esboçar as peças de moda que fluem na sua mente criativa. E nada mais justo que ele em parceria com a Faber-Castell lançarem uma linha completa de produtos artísticos. A Karlbox é um luxuoso e elegante estojo preto com edição limitada contendo 350 instrumentos artísticos de qualidade para desenho e pintura, desenhado por Karl Lagerfeld. Produzida com habilidade exemplar, a sua estrutura de madeira se assemelha a um armário chinês: dentro, gavetas armazenam os materiais artísticos, ordenados por tonalidades de cor, todos selecionados pessoalmente por Karl, e simbolizam a sinergia entre moda, arte e design. As gavetas individuais são removíveis, para serem organizadas durante o desenvolvimento do trabalho criativo. O estojo é exclusivo, contendo um número de série e um certificado de autenticidade, tornando-o completamente o