Pular para o conteúdo principal

Como a Starbucks se tornou a número 1 fazendo o mínimo de propaganda


Impossível isso acontecer? A resposta é não! Starbucks mostrou ao longo dos anos que isso é totalmente viável se você tiver uma estratégia muito bem definida, mas para entendermos melhor, vamos passar por um histórico rápido da marca.

Histórico:

70
Starbucks surgiu em 1971, na cidade de Seattle, como iniciativa de três sócios apaixonados por café. Seu core business era a venda e torrefação de grãos de café de várias partes do mundo.
80
Vários acontecimentos ocorrem nessa década:
82 – Howard Schultz, atual CEO, surgiu na história da empresa como diretor, antes disso ele era um vice-diretor em uma empresa de utensílios domésticos.
85 – Após uma viagem que Howard havia feito para a Itália, ele tentou trazer o conceito da venda do café espresso no balcão, mas a ideia foi rejeitada. Frustrado ele a empresa e funda a Giornali.
87 – Venda da Starbucks (lojas, marca e sistema de torrefação) dos sócios para o Howard

90
Franca expansão nacional e internacional através de Join Ventures

2000
Mais de 6.000 lojas em 30 países, surgia também novos produtos feitos a base do café.

ATUALMENTE
Mais de 15 mil lojas espalhadas pelo mundo, só em 2007 foram abertas 2.571 lojas, uma média de 7 lojas por dia.

A ESTRATÉGIA: O Conceito Starbucks Experience

Fazer com que os seus produtos evoquem e envolvam as emoções dos consumidores e alimentem as aspirações a uma vida melhor.
Nos Estados Unidos, as lojas da Starbucks são conhecidas como “Terceiro Lugar”, isso pelo fato de os americanos considerarem as lojas como o terceiro lugar preferido de passar o tempo, ficando atrás apenas das suas casas e empresas.

Para a cultura empresarial da Starbucks, é muito sério de que os funcionários devem respeitar e estarem alinhados a missão da empresa:
  •  Oferecer um ótimo ambiente de trabalho e tratar uns aos outros com respeito e dignidade.
  • Apoiar a diversidade como componente essencial da maneira como fazemos negócios.
  • Aplicar os mais altos padrões de excelência na compra, torrefação, preparo e entrega do nosso café.
  • Gerar clientes entusiasmados e satisfeitos o tempo todo.
  • Contribuir positivamente para nossas comunidades e nosso meio ambiente.
  • Reconhecer que a rentabilidade é essencial para o nosso sucesso futuro.
Fica evidente para qualquer consumidor que entra em uma loja, o cuidado existente no estabelecimento, pois apesar de presença mundial, todas as lojas Starbucks são iguais à primeira loja em Seattle. Cada cafeteria está localizada em locais estratégicos de bastante movimentação, além disso, sua decoração é toda voltada para passar um romance, com poltronas macias e aconchegantes.
As lojas também trabalham muito bem aroma de café do ambiente, sendo proibido aos funcionários, o uso de perfumes com fragrâncias fortes que possam inibir e se misturar com o aroma de toda a loja. Além desses pontos importantes que fazem a loja um lugar tão convidativo, o zelo e cuidado com o cliente é enorme em trata-lo pelo nome, preparar o café como gosta e garantir a satisfação.
Eles promovem o que chamamos de marketing in-store e que ao mesmo tempo gera a experiência com todo ambiente, evidente que a consequência disso fica pelo famoso marketing boca a boca.


Quando foi criado em 1971, o nome da empresa foi inspirado pelo personagem Starbuck do livro Moby Dick e por isso tem a imagem da sereia no logo.

Em 2011 a Starbucks mexeu pela 4ª vez em seu logo, pela nova estratégia de explorar novos mercados, e não apenas mais o do café, por isso não vemos mais o Starbucks Coffee.

VIA  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renova - A Boutique do Papel Higiênico.

  A marca européia   Renova fabrica lenços, guardanapos, papel toalha e papel higiênico coloridos. Sim! Há 6 opções de cores: verde, azul, vermelho, laranja, preto e rosa. As ativações da marca são muito legais: venda dos papéis coloridos em vending machines, pointsWC boutiques, exposições/displays em locais como o Museu do Louvre em Paris, aeroporto em Lisboa, shopping na Dinamarca. Nada como um banheiro cool, né? Se em algum supermercado vocês enxergarem alguém levando todas as cores, já sabem: sou eu.               Fonte: Follow The Colours

Gifs revelam como foi a transformação de 10 marcas famosas

Dificilmente percebemos as marcas do tempo em nosso visual, mas inevitavelmente ficamos chocados quando nos deparamos com uma fotografia antiga que revela um penteado ou uma roupa totalmente ultrapassada. Da mesma forma, logotipos de marcas tão presentes em nosso dia-a-dia evoluíram e, sem percebermos, deixaram visuais no mínimo curiosos para trás. Embarcando em um túnel do tempo, a Zing Ecommerce criou uma série de gifs que exibem a transformação de logotipos icônicos ao longo da história.  Dá uma conferida: Pepsi Com mais de um século de existência, o refrigerante nasceu como Pepsi-Cola e teve seu nome encurtado com o tempo. Outra mudança é a dominância da cor azul, que a princípio, nem mesmo existia no logo. Coca-Cola O nome do refrigerante de cola mais famoso do mundo foi pensando porque "dois Cs ficariam bem na publicidade". A famosa onda branca foi acrescentada em 1969. Mc Donald´s Nascida em 1940, a rede de fast-food teve seus arcos criados no início d...

Cartão de visitas para amantes de queijo

Um cartão de visita que funciona como um ralador para os amantes de queijos! Esta foi a estratégia criada por Fernando Christo e Filipe Matiazi, criativos da JWT Curitiba, para a Bon Vivant, uma loja especializada em queijos localizada no Mercado Municipal de Curitiba.  Seguindo o conceito “Indispensável aos amantes de queijo”, os cartões são feitos de inox, de forma artesanal, e levam o logo, telefone e endereço da loja. Assim, ao consumir queijo e utilizar o ralador, as pessoas terão a lembrança da loja. Mas mesmo que não levem em suas carteiras, a comunicação já se deu de forma eficaz e memorável com seu público! VIA