Todos sabemos que o ano de 2014 não foi fácil. Foi um ano atípico, com Copa do Mundo sediada no país e uma das eleições presidenciais mais acirradas de nossa história. Muitos tinham grandes expectativas para a Copa, mas só se deu bem mesmo quem investiu e se planejou. As marcas que esperavam lucrar por osmose morreram na praia. Este exemplo vale para a Ambev, cujas marcas Brahma e Skol tiveram crescimentos destacáveis no ranking deste ano, a primeira sendo a marca que mais cresceu e a segunda, entrando pela primeira vez no TOP 3 das marcas brasileiras mais valiosas.Outro caso interessante é da Hering, que mudou a identidade visual, repensou seu posicionamento e não ficou aguardando a entrada de fast-fashions internacionais como muitas de suas concorrentes. O ranking deste ano também traz duas novas marcas: Magazine Luiza, que tinha ficado de fora do ranking de 2013, e Rede.
No geral, o ranking deste ano apresenta um crescimento total de 7% em relação ao ano passado. Crescimento este que poderia ser ainda maior não fosse a queda de valor de marca de gigantes como Petrobras e Banco do Brasil. Pela primeira vez, a soma do valor das 25 marcas brasileiras mais valiosas ultrapassa 100 bilhões de reais. Abaixo, um pouco da distribuição do valor do portfólio por setor:
Vale frisar, entretanto, que nossas marcas ainda têm muito a desenvolver. Não temos nenhuma marca brasileira no ranking global, que já conta com players do México e da China. E em relação ao gigante asiático, percebemos que a marca mais valiosa do Brasil ainda está distante dos líderes do ranking chinês, que possuem valor de marca acima de 20 bilhões de dólares.
Vejamos o ranking completo:
Para saber mais sobre o ranking clique aqui.
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