Tendências de Design 2014

Muitas serão as características visuais nas identidades visuais do próximo ano. O flat design, que antes estávamos acostumados a observar e fazer apenas para web-sites, será bem aproveitado nas identidades visuais e em seus materiais gráficos. Seguindo também o que já vinha acontecendo muito no ano de 2013, o uso de monogramas e de tipografias estilizadas quase que de forma manual, também se repetirá bastante em 2014.

Funcionará praticamente da mesma forma que os layouts dos web-sites, com a valorização da tipografia e uma paleta de cores que torne exclusivas a marca e a experiência que ela proporciona. Esteticamente, é um padrão que gera bons resultados e que, bem estudado e bem estruturado funciona até com a substituição de uma cor por um gradiente com cores próximas. Tecnicamente, é a chance de fazer um bom trabalho tipográfico, fazendo valer o poder e a correta utilização do termo logotipo e, compor uma invejável paleta de cores.




As tipografias estilizadas

As letras, desenhadas exclusivamente ou não para determinado projeto, devem sempre ser bem tratadas. Um bom designer consegue ser autoral em seu trabalho quando faz bom uso delas. Desenhar letras, estudá-las e tratá-las bem, não é pra qualquer pessoa. Por isso, em 2014 – ou antes se possível – , começe a praticar mais o desenho de letras e a sua aplicação em identidades visuais. Desenhar monogramas também é legal e, seu uso remete as épocas clásicas do design.A tipografia exclusiva é sempre um ponto a favor nas identidades visuais, pois ajuda na diferenciação dos concorrentes e melhor identificação do público para com determinada marca. Além de ser a chance de o designer consagrar-se com um trabalho único. Esteticamente, quando bem caprichado, consegue-se resultados ótimos, já que a diferenciação etá nos detalhes e na exclusividade. Tecnicamente, vale todo o desempenho do designer em estudar e fazer corretamente a utilização das técnicas tipográficas.

Diversas cores padrão

Uma identidade, quando bem desenhada, funciona até em preto e branco. Bem desenhada, com as formas representando perfeitamente os conceitos e atributos da identidade, o uso de cores, mesmo que importante para a comunicação, se torna secundário. Um logotipo clássico, bem resolvido, complementado por um símbolo ou por um ícone que não fique preso a determinadas padronizadas cores, é certeza de uma identidade forte.Esteticamente, acho muito legal o fato de não ficar preso a uma única cor. Quando bem feito, o projeto ganha exclusiva personalidade. Tecnicamente é uma tarefa difícil, mas vale o esforço em estudar, conhecer e aplicar um bom conhecimento cromático em todos os projetos feitos.



Mais tendencias aqui.


FONTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A "Cor do Otimismo" criada pela Pantone em parceria com a Twinings

Novo comercial da Samsung zomba dos 10 anos da Apple

McDonald's muda uniforme no Brasil depois de 8 anos