O menino que levou energia para sua família

Todo mundo já deve ter ouvido falar dessa história: o jovem malauiano Willian Kamkwamba, tinha 14 anos quando decidiu ajudar sua família em Kasungo, Malawi. Eles não tinham acesso a eletricidade, então Willian aproveitou o vento e construiu um moinho gerador de energia, que hoje possibilita sua casa a ter 4 lâmpadas e dois rádios.
Ele teve a idéia depois de ter folheado e lido o livro "Using Energy" (Usando Energia), no qual se dava algumas poucas instruções; mas claro, Willian não se prendeu a ele: primeiro porque era impossível copiar exatamente o que estava no livro, ele não tinha meios pra isso. Então, o jovem usou peças que encontrava na sucata ou na rua; e segundo, ele adaptou o moinho de vento as suas próprias necessidades e o que funcionava melhor ao longo de inúmeras tentativas.




A história foi alcançada por um jornal local e claro, se espalhou rapidamente, fazendo Willian ser convidado para dar várias palestras, entre elas as TED (como pode ser visto no vídeo abaixo), já com 19 anos. Lá ele contou sua história e disse um sonho: construir outro moinho, porém maior, pra ajudar na irrigação de toda a sua comunidade que sofre com a seca dos campos.
Na platéia, ninguém duvidou que ele conseguisse: "é incrível a simplicidade com que ele diz: Eu tentei, eu fiz".
Um belo exemplo de determinação a todos nós.


O reconhecimento do esforço do jovem, levou a TED a se mobilizar e ajudar a melhorar o sistema de energia (através da incorporação da energia solar) e para lhe proporcionar uma melhor educação. Houve ainda projetos de limpeza de água (bombeada pelo moinho de vento de Willian, que foi melhorado), prevenção da malária, iluminação... E ele teve a oportunidade de estudar na African Leadership Academy.



FONTE: Hypeness 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix cria sua própria tipografia

As tendências criativas para 2018 segundo o Shutterstock